pavimentação

Obras de asfaltamento das ruas no Bairro São José estão em estágio inicial

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Pedro Piegas (Diário)

As obras de asfaltamento das ruas João Franciscatto e Pedro Figueira, no Bairro São José, começaram neste mês e estão em estágio inicial. A ordem de serviço foi assinada ainda no dia 31 de março pelo ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

Após a conclusão da pavimentação, as vias vão conectar a RSC-287 (Faixa Nova) e RS-509 (Faixa Velha). Além disso, vão fornecer acesso à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) pela estrada de Pains. As obras contam com investimento estadual (pelo programa Pavimenta RS) e municipal.

RUA JOÃO FRANCISCATTO

Para a rua João Franciscatto são destinados R$ 2,49 milhões. A responsável pela obra é a Della Pasqua Engenharia e Construções, de Santa Maria.

Santa Maria tem 15 casos confirmados de dengue em 2022

Nesta primeira etapa, a empresa trabalha no esgoto pluvial e com as caixas coletoras. Nos próximos dias, começa a substituição do material do solo com as escavações. Com isso, o serviço de pavimentação já deve ter início. O prazo para finalização é de 150 dias, ou seja, agosto deste ano.

RUA PEDRO FIGUEIRA

Na Pedro Figueira, os trabalhos começaram na última semana com a entrega do material no local e um levantamento topográfico da rua. Agora, é feita a drenagem pluvial com a tubulação. O próximo passo é a escavação e a preparação do solo para o asfalto.

Sino furtado da Capela Nossa Senhora de Lourdes aparece no pátio da igreja

A data de término desta pavimentação é de quatro meses. A empresa responsável pela execução é a F.Z. Construções, Comércio e Transporte LTDA, de Santa Maria. No total, são investidos R$ 1,95 milhões para o asfaltamento da via.

EXPECTATIVA DOS MORADORES

Morador do Bairro São José há 42 anos, Antonio Deolindo relata que, desde que a rua seja finalmente asfaltada, ele não se importa com o barulho das máquinas da obra:

- A gente esperou tanto tempo, sofrendo com a poeira e também com a enchente que alagava tudo. Com o asfalto vai ficar muito bom - comenta o aposentado, de 78 anos.

O sentimento de que a espera acabou também é compartilhado pelo morador Paulo Stefanao, de 73 anos:

- No verão tinha muita poeira aqui na rua. Agora, graças a deus, parece que vai sair mesmo. Vários (políticos) prometeram e não fizeram. Eu espero que termine logo - afirma.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Moradores Cláudio Vilanova e Paulo Stefanao

Já Cláudio Vilanova, morador do bairro há 56 anos, conta que devido à demora de resposta das autoridades, a própria vizinhança se mobilizou para tentar resolver um dos problemas antigos da rua Pedro Figueira: o esgoto. Agora, o aposentado de 73 anos, espera que até o próximo verão a obra seja finalizada e os moradores consigam se ver livres da poeira e dos alagamentos:

- Eu fico feliz com a obra. Eu vou aproveitar pouco porque já sou idoso. Mas, os jovens vão poder aproveitar a rua com um local asfaltado - relata.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira o horário de funcionamento dos serviços durante a Páscoa em Santa Maria Anterior

Confira o horário de funcionamento dos serviços durante a Páscoa em Santa Maria

Próximo

Em dois dias de Calourada Segura foram recolhidas cerca de duas toneladas de resíduos

Geral